sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

#Dopassadoaopresente

Hoje sinto-me com vontade de vos falar de uma jornada iniciada há pouco mais de 3 anos: a perda de peso.

Na realidade, ela começou antes disso. Para aí em 2007 decidi ir a uma nutricionista num hospital público. Nessa altura pesava cerca de 83 kg ( e meço 1,66 metros) e foi-me dito que tinha obesidade Nível I. Foi aí que decidi começar uma dieta para ver se perdia algum peso. Nessa altura, a minha dieta passou praticamente a 100% pela mudança de alimentação (até aí totalmente descuidada) e uma caminhada 5x por semana, à noite, depois de jantar. Durante essa fase, nunca me foram tiradas medidas, nunca soube como estava a nível de volume, gordura ou massa magra, apenas me era apresentado o peso. A verdade é que até 2009 consegui emagrecer 13kg e entrei para a faculdade a pesar 70 kg. Nunca deixei de ter excesso de peso, o meu IMC nunca baixou os 25, mas ia num bom caminho.



Os primeiros anos da faculdade foram TERRÍVEIS! Voltei a ganhar todo o peso que até aí me tinha conseguido livrar e ganhei, ainda por cima, uns kilos extra. Não sei bem em quanto tempo é que isto aconteceu mas sei que, em 2012, quando me inscrevi no ginásio, pesava 87,1 kg, tinha 50% de massa gorda, 88,6 cm de cintura,  102,5 de abdominal e 118,5 cm de quadril (anca). Comecei a ser seguida por uma nutricionista lá no ginásio e a ter avaliações físicas de 2 em 2 meses. O primeiro ano foi sempre a inconstante: descia o peso, voltava a subir, descia, voltava a subir...Não sei bem como acabou mas não acabou muito diferente de como começou. A partir do segundo ano, comecei a levar as coisas mais a sério: a intensidade do treino aumentou bruscamente, comecei a puxar por mim, a frequentar aulas de cardiovascular (power jump, body combat e mais tarde, Zumba) e os resultados começaram a aparecer. Nunca consegui chegar aos 70 kg que tinha em 2009 mas estive a umas gramas disso.

Este ano que passou, voltei a ter uma fase má: a fase da tese de mestrado. Muitas horas sentada, muito stress e, no final do Verão, já cá estavam mais 5 kg.

Desde que comecei a trabalhar, no final de Setembro, que tem sido muito mais fácil controlar o que como: ando sempre com a marmita de um lado para o outro com o meu almoço e os meus lanchinhos todos para que nada falte. É verdade que também me perco, de vez em quando, aliás, é difícil não perder quando estão constantemente a comer filipinos, oreos e chocolates à tua beira, mas as coisas andam muito mais controladas.

A meio de novembro decidi começar a ser seguida por uma nutricionista que já me seguiu anteriormente no ginásio e que, entretanto, saiu de lá. Nessa altura tinha 74,9 kg, 79 cm de cintura, 88 de abdominal e 112 de anca.
Passado 1 mês voltei lá. Estava nos 74 kg, com 76 cm de cintura, 88 de abdominal e 110,5 cm de quadril. A balança teimou em não descer, mas os números do volume fizeram-me esse favor. Perdi 2,8 cm na cintura, 1,5 na anca e, infelizmente, o abdominal manteve-se igual. No entanto, no que toca às restantes medidas, perdi 2 cm nos braços, 3,5 cm no peito e, surpreendentemente, 3,3 cm nas coxas. Delirei! Perder tanto nos braços e nas coxas parece um sonho. As perdas nessas partes são sempre tão reduzidas!

Depois desse dia não me voltei a pesar e só volto a ter consulta a 20 de Fevereiro. Quero-me pesar mas ao mesmo tempo não quero. Tenho andado motivada e se a balança não é minha amiga, acho que me deixo ir abaixo e desmotivo. Eu acho (ACHO) que já perdi mais volume, pelo menos eu sinto isso,mas pode ser só impressão.

Neste momento o meu objetivo seria chegar aos 65kg, reduzir ainda uns quantos centímetros em tooooodo o lado, reduzir as minhas "bat wings" e tentar descer uns 2/3 tamanhos nas calças. Para isso, tenho que continuar focada e determinada.


2 comentários :

  1. Mais kg ou menos kg, mais cm ou menos cm, acredita que ver os teus "antes" e "depois" é uma inspiração, (e me fazem sentir que eu me queixo do ginásio e mimimi sem razão nenhuma). O teu esforço e os resultados que conseguiste até agora são fantásticos! Nunca te disse isto, ams olha: parabéns, muitos parabéns, e que consigas chegar onde queres :)

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh, muito obrigada querida :D é bom receber estes "miminhos" de outras pessoas. Dá muito incentivo para continuar em frente :)

      Eliminar