sexta-feira, 12 de agosto de 2016

#simples

Olááá :)

a maior parte das pessoas que me acompanham nas redes sociais já sabe mas, para quem não sabe, iniciei um novo desafio profissional no princípio deste mês. A minha ansiedade estava nos 100% e o nervosismo também. O que é certo é que está tudo a correr muito bem, estou a adorar a experiência e FINALMENTE, estou a trabalhar numa coisa que gosto realmente. E era precisamente sobre experiências profissionais que vos venho falar.

Provavelmente, a maior parte das pessoas que me possam estar a ler, ainda não entraram no mercado do trabalho. E é principalmente para estas que escrevo. Como devem já saber, antes deste novo desafio profissional, estive num estágio profissional numa empresa do grupo mais conhecido em Portugal: o grupo EDP.  E como também devem saber, sou Engenheira Eletrotécnica, especializada em Energias Renováveis. Ora, fui cair num estágio que nada tem a ver com isso. Fui cair num estágio na área de gestão.

Porque é que fui para lá?
Pela razão lógica: "É A EDP", dizia eu.
"Pode ser que me abra portas dentro do grupo"
"Já está toda a gente a trabalhar e eu em casa"
"E sempre aprendo algo fora da minha área de conforto"

Sim, a última afirmação é claramente verdadeira. Aprendi bastantes coisas numa área diferente da que estudei. Mas gostei? Não. Não gostei profissionalmente. Adorei as pessoas, adorei o ambiente da empresa. Conheci pessoas fantásticas, fiz bons amigos e reforcei uma amizade há algum tempo esquecida mas profissionalmente não fui feliz. E fui para lá porque "É a EDP".

Neste momento, estou numa empresa pequenina, com 1 ano e pouco de vida, e estou muito mais feliz. Sei que é uma coisa recente (só tive 2 semanas de trabalho) e sei que ainda me posso arrepender deste texto (esperemos que não!) mas neste momento posso dizer que estou feliz profissionalmente. Estou a aprender muito, estou a conhecer o mercado energético de uma forma que nunca conhecemos na faculdade, estou a conhecer novas pessoas e estou a adorar.

Isto tudo para quê? Para vos dizer, a vocês que estão à procura de emprego ou que vão começar à procura num futuro próximo: não façam como eu! Não vão pelo fácil ou pelo que vos parece uma boa opção só porque "Ai, é a empresa X ou Y". Não aceitem a 1ª coisa que vos aparece só porque não querem esperar mais ou porque vêm que a maior parte dos vossos amigos já trabalha e vocês não. Levem o tempo que for preciso! Esperem, analisem o mercado, analisem bem as propostas e tenham em conta o quanto esse desafio vos vai (ou não) fazer feliz. É muito importante se sentirem bem no trabalho e acordarem com vontade de ir trabalhar, ir aprender coisas novas! É muito importante sentirem-se bem, sentirem que estão a fazer algo de útil. Atenção que não estou a dizer que me arrependo de ter aceitado o estágio! Nada disso! Foi uma experiência enriquecedora! Agora, se voltasse atrás, fazia as coisas de maneira diferente? Provavelmente sim.

Tenham calma, paciência e esperança e vão ver que tudo vai dar certo.




PS: Quem é que ainda não é cliente da Energia Simples? Toca a mudar, gente :P

2 comentários :

  1. Antes de mais: parabéns pelo blog !
    Não sabia que também andavas nese mundo da blogosfera :D

    Depois acho que tens toda a razão e que se houver a oportunidade de escolher deveremos ir por aquilo que gostamos, mas nem sempre isso é possível.
    E parabéns por esta nova fase profissional que espero que traga muita felicidade :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana =) Obrigada! Sim sim, eu partilhei o blogue aquando da partilha de uma montagem do meu "antes e depois", semana passada ;)

      Sim, claro. Por vezes é difícil. Não acho que seja impossível, acho que pode demorar tempo. Mesmo que não seja na área para a qual estudaste, acho que devemos sempre tentar arranjar um emprego onde nos sintamos bem, úteis e felizes porque, afinal, passamos metade do nosso tempo lá ;)

      Obrigada novamente! e espero que esteja tudo bem contigo*
      beijinho

      Eliminar